quinta-feira, 22 de março de 2012

A Arte de Emagrecer - Alimentação


Você já escolheu sua nova dieta?
Não faça isso!

Dieta proporciona uma perda de peso momentânea!


Como assim?
O fato é que as dietas têm prazo para acabar, você emagrece sim, mas quando acaba a dieta, corre o risco de voltar a comer tudo que te fazia engordar. Não é possível manter uma dieta por muito tempo, porque seu corpo deixa de receber, no decorrer da dieta, vitaminas e nutrientes necessários para a sua saúde. Se você extrapola na dieta, vai acabar se sentindo cansada, fraca, sem ânimo, e nada como um chocolatinho beeem calórico pra te deixar mais felizinha, né?

O que eu sugiro?
Reeducação Alimentar
A famosa R.A., na minha humilde opinião, é um dos fatores-chave para te manter linda, magra e saudável.
Com a Reeducação Alimentar você não deixa de comer tudo que gosta e passa a comer apenas frutas, verduras, legumes e alimentos light. Pelo contrário, você aprende a comer de tudo, mas de forma equilibrada e sem exageros.
Com a R.A., você acaba adquirindo alguns hábitos mais saudáveis, como:

  • Beber de 8 a 10 copos de água por dia;
  • Substituir refrigerantes por sucos naturais; 
  • Evitar alimentos industrializados e fast-food;
  • Comer alimentos integrais;
  • Evitar comidas gordurosas.

Toda mudança é difícil, passamos por um processo de adaptação que às vezes parece que estamos fazendo um sacrifício, mas manter o foco, a determinação e disciplina principalmente no começo são atitudes imprescindíveis para o sucesso. Isso em qualquer processo e mudança em nossas vidas.

Como encarar?
O sucesso de toda mudança depende diretamente da maneira como ela é encarada e realizada.
É interessante você contar com a ajuda de um profissional de nutrição, que vai indicar cardápios e sugestões  de substituições de alimentos de acordo com seus objetivos, seus gostos e limitações.
A Reeducação Alimentar não deve ser encarada como um sacrifício, a alimentação precisa continuar sendo prazerosa para que você não desista no meio do caminho.



Dicas de Ouro

  • Faça 06 refeições por dia, de 03 em 03 horas, evitando o jejum prolongado: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Dessa forma, você mantém seu metabolismo funcionando (e queimando calorias) o tempo todo.
  • Mastigue bem os alimentos antes de ingeri-los, coma devagar. A cada garfada, descanse o garfo e mastigue  de 20 a 30 vezes. Esse é um grande segredo e se comer pouco.
  • Não consuma líquidos durante as refeições, porque você prejudica a digestão ao diluir os sucos gástricos. Os sucos gástricos são responsáveis pela quebra de nutrientes e sua absorção. Fora que você propicia a formação de gases, que inflam o abdômen.
  • A quantidade também interfere na digestão. Comer por gula e sem fome desequilibra a digestão, já que o corpo não assimila o que introduzimos em excesso.
  • Saladas podem ser ingeridas à vontade, porque a quantidade calórica é ínfima. O que engorda são os temperos! Azeite, apesar de saudável, tem cerca de 100 calorias por colher de sopa. Opte por sal e limão, shoyo, mostarda, ketchup, vinagre, molho inglês... habitue-se a olhar a tabela nutricional no rótulo antes de fazer suas escolhas.
  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, que são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras.
  • Use frigideira anti-aderente para preparar carnes, frangos e peixes grelhados. Dessa forma você não vai precisar colocar óleo ou manteiga/margarina para que não grude. E para não queimar, pingue gotas de água enquanto cozinha. Elimine da sua dieta as frituras e ensopados gordurosos. Não vive sem azeite? Use um filetinho.
  • Alimentos integrais são ricos em fibras e nutrientes, e ajudam na eliminação de gorduras pelo organismo e na regulagem da flora intestinal.
  • Controle a quantidade de sal na sua alimentação. Sal (sódio) em excesso causa retenção de líquidos e celulite. Dê preferência aos temperos naturais, como cebola, alho, salsa, orégano...
  • O valor nutritivo de um alimento não está somente na sua composição química, mas também na sua "digestabilidade", por isso não devemos comer duas fontes de amido (carboidrato) na mesma refeição (arroz+batata), porque seu organismo vai digerir um e depois o outro, que enquanto espera a sua vez, fermenta, acidifica o estômago e causa gases.
Esse assunto é tão vasto, que depois escrevo mais!
Vamos lá, gente! Controlar a "boca nervosa" vale a pena sim!
Mostre que quem manda é você, sua força de vontade e seu auto-controle!

Bora comer uma maçãzinha?

Sites-referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário